No final do século XX, os descartáveis ganharam espaço em nosso dia a dia pelas falsas impressões de praticidade, higiene e preço baixo.
Resultado: Essa falsa impressão, fez com que seu uso se espalhasse por vários momentos de nossa vida e passassem a ser utilizados de forma massiva e irresponsável.
Com esse uso diário que parece inofensivo, diversos são os impactos:
Tudo isso nos faz refletir sobre o nosso papel na sociedade. Como podemos mudar essa realidade? O que podemos fazer de diferente e como viver de maneira equilibrada com a natureza?
Possuir consciência ambiental já um primeiro passo para ajudar o meio ambiente, devemos nos reeducar quanto ao consumo de descartáveis e implantar medidas responsáveis para que possamos criar hábitos sustentáveis e perenes.
Assim, cada um deve exercer o seu papel de protagonista no processo de redução da poluição plástica, incentivando o consumo de produtos ecologicamente corretos que se preocupem com a sua reutilização e a sua destinação final após o consumo.
Existem diversas formas de fomentar esse pensamento, uma prática simples e fácil, é começar pela premissa de que "Se não der pra reutilizar, RECUSE!".
Inúmeros movimentos vêm surgindo na sociedade em prol dessa premissa e com isso, muitas pessoas e empresas têm se engajado nesse processo de preocupação ambiental, adotando medidas simples de REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR, apoiando movimentos de "Adote uma caneca", "Plastic Free", "Empresa Limpa", por exemplo.
Diante de movimentos como estes, as empresas têm estimulado a conscientização dos funcionários para adotarem a sua própria caneca ou copo durável em prol da sociedade.